garoto-cósmico
ENTREVISTAS
Fabiana Prado, preparadora dos atores mirins
Fabiana Prado é atriz, dubladora e professora de teatro, especializada na preparação de jovens de 11 a 14 anos, ministrando com regularidade oficinas de arte e teatro em escolas. Esta foi a primeira vez que preparou atores infantis para – interpretar personagens de um desenho animado. Ela trabalhou com os três personagens principais, Aleph (que interpreta Cósmico), Bianca (que faz a voz da Luna) e Mateus (que faz o Maninho), todos na faixa de dez anos, quando iniciaram a gravação dos diálogos.
Quanto tempo você preparou os garotos?
Fabiana: Como os meninos não tinham muita experiência, foram necessários três meses, com aulas duas vezes por semana.
Como foram essas aulas?
Fabiana: O diretor Alê me pediu que buscasse nos meninos uma atuação o mais natural possível. Queria que soassem mesmo como crianças falando. Então eu resolvi preparar aulas bem lúdicas, com vários exercícios de criatividade. Dublagem é uma coisa que requer muita imaginação, mas também requer muita técnica, pois é preciso dosar o tempo certo, as vozes precisam estar em sintonia com o clima da cena... Para começar, assistimos vários making-offs de dublagens de desenhos animados, desses que vem nos DVDs. Assim eles foram entendendo como a coisa funciona, como uma garota magra jovem e simpática as vezes pode fazer a voz de uma bruxa malvada.
Os três meninos não se conheciam antes. Foi fácil fazer com que se adaptassem entre si e ao trabalho?
Fabiana: Eles eram muito diferentes em termos de temperamento, mas se deram muito bem e se revelaram muito profissionais ao longo do processo. Eles são crianças e precisaram se adaptar ao processo cinematográfico, que exige muita repetição das cenas, em busca do tom ideal. Eles entenderam logo a rotina dos exercícios de voz que antecedem as gravações, como os exercícios de vocalização e respiração para aquecimento das cordas vocais.
Que técnicas você criou especialmente para esse trabalho?
Fabiana: Eu costumo criar um projeto de acordo com as necessidades de cada trabalho. Para o “Garoto Cósmico”, fizemos muita associação de imagens mentais. Por exemplo, se havia uma cena em que eles estavam contrariados, procurava fazer com que eles relacionassem a cena com alguma coisa que eles não gostam de fazer em casa e os pais obrigam.
e o fofo do aleph disse:
Como foi a preparação para a dublagem?
Aleph – Primeiro foi na casa da Fafi, a preparadora de elenco. Tínhamos que fazer a leitura do roteiro com ela. A Fafi nos ensinou várias coisas, como treinamento de voz, exercícios de respiração, relaxamento. Demorou uns meses. Foi muito legal, me ajudou muito depois, nas minhas aulas de teatro.
ps: leia a entrevista na íntegra no site www.epipoca.uol.com.br